Independent Adviser


Pequenas e Médias Empresas de Controle Familiar

"YOUR ATTITUDE DEFINES YOUR ALTITUDE"

Perfil

Angelim Curiel

Como fundador e "owner" da Ethice, após extensa experiência em Gestão em diferentes funções de Diretoria Executiva de Empresa Global atuando no Brasil, voltei minha atuação para a Governança Corporativa. Baseado nessa experiência e já tendo participado de diversos conselhos, me qualifiquei junto ao IBGC como conselheiro certificado por esse instituto que é referência no Brasil nessa área. Atuei também como diretor estatutário do IBGC por cerca de 2 anos (2015-2016) tendo participado de inúmeros eventos e reuniões do conselho administrativo do instituto nesse período. Em 2017 busquei ampliar ainda mais meus conhecimentos em Governança Corporativa participando do Independent Director’s Program do INSEAD na França ao final do qual obtive também a certificação em Governança Corporativa por essa renomada instituição. Como parte desse programa desenvolvi pesquisa inédita no Brasil com empresas brasileiras de controle familiar visando ampliar o conhecimento e a divulgação do estágio e das práticas de Governança Corporativa nessas empresas. O resultado dessa pesquisa pode ser visto em nossa área restrita neste site.

Mais detalhes sobre o meu perfil podem ser vistos no Linkedin.

Visão, propósito e valores

Visão

Governança é a arte de buscar o equilíbrio entre 3 elementos fundamentais de qualquer empreendimento: a Gestão do Negócio, a estrutura da sociedade, a gestão da estrutura social e a organização da família.

De acordo com dados do IFC, cerca de 95% das empresas familiares não sobrevivem após a terceira geração! Desenvolver e implementar as melhores práticas de Governança bem como ter um processo de desenvolvimento das novas gerações são fatores que elevam em muito as chances de sucesso e perenização dos negócios das empresas familiares!

Propósito

Auxiliar pequenas e médias empresas brasileiras de controle familiar a buscar a melhor forma de implementar estruturas de gestão de negócios, da propriedade e da família visando maximizar o crescimento e as chances de perenização do negócio, respeitando seus valores e cultura familiar.

Valores

ÉTICA & INTEGRIDADE – Ética e Integridade são componentes fundamentais da boa Governança. São princípios e valores inegociáveis!

TRANSPARÊNCIA – A transparência é fundamental na busca da confiança e comprometimento de todos os envolvidos em quaisquer negócios, sejam eles acionistas, clientes, fornecedores ou funcionários e prestadores de serviços. Sem confiança nada prospera! A confiança entre todas as partes envolvidas em qualquer negócio é o princípio fundamental para o desenvolvimento dos negócios, com engajamento e comprometimento de todos na busca dos melhores resultados.

EMPREENDEDORISMO – Visão e atitudes empreendedoras são cada vez mais essenciais para enfrentar os desafios e a complexidade crescente do mundo dos negócios. Trabalho, agilidade, inovação e criatividade são características fundamentais para o crescimento e perenização da Empresa de Controle Familar.

RESULTADOS – No mundo atual não basta obter os melhores resultados financeiros apenas. A maximização do valor do negócio e principalmente sua chance de perenização precisa ser avaliada com base no resultado econômico-financeiro mas também na contribuição socioambiental dos negócios junto a comunidade ou sociedade onde atua.

Serviços

Nosso trabalho está baseado em metodologia amplamente reconhecida tanto localmente como internacionalmente e adquiridas por longa vivência em gestão corporativa e novos conhecimentos adquiridos continuamente junto a instituições de reconhecida referência em Governança Corporativa (IBGC, Insead) bem como em pesquisas e trabalho desenvolvido junto a pequenas e médias Empresas de Controle Familiar no Brasil, como já indicado. Nossa Metodologia baseia-se primariamente nos conceitos do livro "The Family Business Map" dos professores Morten Bennedsen (Insead) e Joseph P.H. Fan (University of Hong Kong) (2014 – Edit. Palgrave Macmillan – UK/USA)

  • Diagnóstico inicial mediante levantamento da situação existente de estruturas e práticas de Governança
  • Recomendação de possíveis abordagens alternativas de Estrutura Organizacional, societária e familiar
  • Nivelamento de conhecimento conceitual sobre os processos-chave de Governança Corporativa
  • Proposições de etapas iniciais para a construção de processo e estrutura robustos de Governança
  • Participação na formação de Conselhos Consultivos
  • Auxílio na definição de perfis de possíveis participantes de Conselhos ou funções ligadas a Governança
  • Indicações de possíveis candidatos para cargos ligados a Governança Corporativa
  • Auxílio na busca de possíveis parceiros para Execução de Estruturas Societárias e Conselhos de Familia
  • Participação na implementação de Estruturas organizacionais aprovadas incluindo formação de Conselhos Consultivos ou Administrativos

Conteúdo Exclusivo

Blog & Comunicação